domingo, 21 de julho de 2013

Notas da Taça de Honra, importante torneio conquistado pelo S.C.P.

Samba
 
A defender, tem muito a evoluir. Primeiro, não é particularmente rápido, e na pré-época é normal ter ainda mais dificuldades a esse nível. Com o decorrer da temporada, parece-me que pode melhorar muito a defender. Já a atacar, surpreendeu-me. Esperava um jogador trapalhão e que insistisse no chutão, mas não foi isso que mostrou. Não tendo um grande primeiro toque/controlo de bola, com algum espaço para progredir (como os centrais costumam ter) demonstra saber passar bem, quer pelo timing em que solta a bola, quer pela direcção que lhe dá (e depois igualmente, claro, a precisão e força do passe). Parece-me um central mais sóbrio e com leitura de jogo que o Juary Soares e o Rúben Semedo.

Nuno Reis

Teve um erro importante hoje, no golo do Sebá, quando não vai logo para a cobertura do Samba, que tinha altas probabilidades de ser ultrapassado em corrida pelo jovem ex-Porto. Porém, na maior parte dos lances, colocou-se bem defensivamente e abordou bem (e com discrição) a maioria dos lances, pelo chão e pelo ar. A atacar, ainda oscila muito para quem tem as suas capacidades, mas a esse nível seguramente que o regresso ao Sporting lhe fará bem. Não tem a classe de Ilori ou a concentração do Dier, mas é um bom central.
 
Mica

Gostei de o ver. Embora por vezes defina mal (deu dois ou três chutões para a frente quando estava apertado), na maioria das vezes é muito bom vê-lo atacar, pelas combinações e tabelas que procura fazer com os médios-centro e com os avançados/extremos. Também explora bem a linha, embora não seja o seu movimento preferido. A defender, está a melhorar a olhos vistos (quem o viu e quem o vê…). Tem tudo para ter uma evolução positiva, ganhar confiança e crescer como jogador de forma estável e promissora. A acompanhar.

Ricardo Esgaio

Jogou melhor com o Benfica a extremo que hoje a lateral. Todavia, acho que é nesta última posição que mais pode render. Não é particularmente imaginativo (não tem muito rasgo), não é um jogador que seja excelentes em espaços curtos ou que seja bom a desbloquear/descomplicar as situações em que poucos vislumbram solução para o ataque. Porém, conduz bem a bola, tem boas incursões pela direita e combina bem com os jogadores de dentro. Diz-se que é um jogador muito trabalhador e que dá tudo o que tem nos treinos. Se assim for, e se apanhar um treinador que o ajude a evoluir na defesa, pode ser um lateral de bastante qualidade.

Kikas

Formiguinha, mas com bastante futebol. Passa bem, sabendo jogar curto e longo. Está em todo o lado e sempre a ocupar o espaço certo. Faz em muitos aspectos lembrar Rinaudo, ainda que não tenha a classe e a determinação (dois atributos difíceis de conciliar) do argentino. Tem 22 anos e é provável que nunca chegue a titular do Sporting. Porém, é o esteio da Equipa B, e a sua presença é colectivamente muito importante.

Hugo Sousa

Este  era (a par do Samba) o único que nunca tinha visto jogar. Dizia-se que era agressivo, impunha bem o físico e era forte no jogo aéreo (embora não fosse propriamente uma viga). Hoje, como médio-defensivo, não mostrou muito (apenas 45’) mas deixou pormenores interessantes a nível de ocupação dos espaços e qualidade de passe. Gostava muito de vê-lo a central, ao lado do Tobias.

João Mário

Jogou muito contra o Benfica. Embora tenha jogado por lá, está longe de ser um 10. Não é jogador para jogar a 1 toque, ou em espaços muito curtos. Também não é um jogador que, sem tempo para pensar, invente soluções para o ataque. Porém, segura muito bem a bola, entrega muito bem, procura a melhor opção para fazer o passe e joga sempre com eficiência. Tecnicamente, é muito dotado. Quando pega na bola, a equipa e os colegas ganham confiança e parece que crescem. Algumas semelhanças com o André Santos, embora se imponha um pouco mais com a bola nos pés. A jogar a médio defensivo, como jogava nos juniores com Sá Pinto (atrás da grande dupla João Carlos-Chaby), tem tudo para ser o líder de uma equipa.

Iuri Medeiros

Tanto talento… Cola a bola ao pé esquerdo, ultrapassa todos os adversários em velocidade e finta de corpo, faz passes fantásticos a isolar os colegas. Viu-se só amiúde nos primeiros 45’ frente ao Benfica, embora não tenha estado nada mal. Hoje, partiu a loiça toda, sobretudo na segunda parte. Aparecia entre-linhas e ninguém sabia se ia dar de primeira, arrancar, ou fazer um passe para a desmarcação do Betinho. Fez de tudo e quase tudo bem, a aproveitar aquele pé esquerdo mágico e aquela percepção do que os colegas iam fazer. Antes destes últimos 30’, vimo-lo demasiadas vezes na linha (conte-se os cruzamentos que tirou antes desse período, e depois disso). É na zona central que tem que dar asas à criatividade e habilidade que tem.
 
 
Betinho

Dois golos no único jogo que fez a titular. Grandes desmarcações, que por pouco não lhe valeram pelo menos mais dois. Desmarca-se muito bem e tem uma enorme frieza frente ao guarda-redes. Depois, no resto, sabe segurar a bola e também sabe (e tem técnica) para jogar ao primeiro toque. Tem apenas de aparecer mais vezes a dar opções de passe e os colegas também têm de o procurar mais, mas sempre que tal acontece, define bem e mostra habilidade e inteligência. Um ano na Equipa B fazia-lhe bem à confiança (marcaria muitos golos e faria uma excelente época). Porém, dependendo do que Montero mostrar, deve – se o colombiano falhar – ser a opção principal. Ao contrário de Rubio e Cissé (os 2 por razões diferentes um do outro), precisa muito de jogos mas, em termos de capacidade actual, é o mais capaz dos pontas-de-lança que por enquanto, o Sporting tem.

Valentin Viola

Ontem mostrou grande qualidade, hoje esteve bem na primeira parte, menos bem na segunda. Teve um movimento que não gosto muito, e que não lhe costuma sair bem, mas em que ele insiste, que é enfrentar o lateral, estando na esquerda, e adiantar a bola para a ir buscar mais à frente. Quase sempre sai pela linha de fundo ou o defesa ganha posição e fica com a bola, mas ele insiste nesse momento. Parece-me, ainda assim, um jovem que numa boa e estável dinâmica colectiva pode crescer muito (ao contrário por exemplo do Salomão, que não me parece ter margem para grandes ideias). Só não sei se como ala ou se como avançado-centro. Terei alguma pena se sair.

Wilson Manafá

Só tinha visto um jogo dele. Ainda que obviamente inconclusivo, teve hoje uma excelente incursão pela direita (veio da linha para dentro), demonstrando velocidade, inteligência e habilidade. Teve ainda outra situação ofensiva em que gostei do que fez. Ainda é júnior, mas penso que como lateral-direito tem potencial. Precisa de ter a sorte de apanhar bons “professores” nos próximos tempos; se isso acontecer, parece-me ter potencial para ser um bom lateral-direito (talvez mais até do que Riquicho, que ontem oscilou muito entre o razoavelmente bom e o mau).
 
 Luís Ribeiro, Victor Golas
 
Dentro dos postes, o Luís Ribeiro não teve muito trabalho, enquanto o Golas mostrou segurança (teve ainda, entre bola corrida e lances de bola parada, algum trabalho). A sair-se da baliza, o brasileiro esteve melhor que o português: creio que vão os dois melhorar com o tempo neste aspecto. Com os pés, mostraram ambos qualidades: Golas mais prático e com segurança, Luís Ribeiro com bem mais habilidade, um excelente pé direito, que lhe permitia ser quase um líbero, mas com alguns lapsos, que seguramente vai corrigir, quando procurava o pé esquerdo e quando demorava a perceber exactamente o que fazer com a bola; ainda assim, novamente, notar a excelente colocação de bola do seu pé direito, que fazia passes teleguiados... o SCP está com um muito bom lote de guarda-redes.


Luka Stojanovic

Já o tinha visto jogar e fiquei com a mesma ideia que tenho hoje: pode ser um muito bom médio-defensivo. É inteligente, tem toque de bola e ocupa relativamente bem o espaço, portanto, tem margem de evolução. Tem que ser mais disponível, a defender e a atacar, atacando mais rápido os espaços certos na defesa e escondendo-se menos na fase de ataque. Porém, tem um perfil sóbrio e interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário